| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Inteligência e Preconceito

Page history last edited by PBworks 17 years, 4 months ago

---

INTELIGÊNCIA E PRECONCEITO

Analisando a sociedade americana, GARDNER (1993) chama a atenção para o fato de que a concepção de inteligência baseia-se por três grandes preconceitos que perturbariam o funcionamento das escolas: o "Westismo", o "Bestismo" e o "Testismo".

O "Westismo" vem de West (oeste) consiste na valorização das habilidades lingüísticas e matemáticas do indivíduo, ignorando-se outras formas de representação de idéias. Vale dizer que partilhamos desta idéia quando afirmamos que pessoas que se dão bem em Matemática são mais inteligentes que as outras.

O "Bestismo", outro preconceito apontado por Gardner, teria como fundamento a difusão do pressuposto de que o que importa é ser o melhor, tanto nos processos educacionais quanto no desenvolvimento das relações sociais.

Quanto ao "Testismo", está diretamente associado aos processos de avaliação e envolve a suposição de que tudo o que tem valor pode ser avaliado através do recurso aos testes "objetivos".

De modo geral, portanto, para a ultrapassagem dos três preconceitos apontados por Gardner, é fundamental um reexame da concepção de inteligência, em busca de uma perspectiva mais abrangente, que considere as múltiplas faces da manifestação da competência, valorizando as diferentes formas de associação de idéias.

 

Fonte: Texto de Nilson José Machado: Concepções de Inteligência: Dos Testes de QI ao espectro de Competência, disponível no site:serprofessoruniversitario

 

 

 

Sueli da Silva Rossi

CRTE - Londrina

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.