| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Projeto com Inteligências Múltiplas

Page history last edited by PBworks 17 years, 6 months ago

---

PROJETO COM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

O estado de Massachusetts, área de atuação de Howard Gardner aplica em todo o seu complexo educacional as Inteligências Múltiplas como processo acelerador de aprendizagem e como fator democratização de ensino. Os estados do nordeste dos Estados Unidos aplicam as teorias de Gardner, e também a interdisciplinaridade, a filosofia de Céléstin Freinet, o Construtivismo e, tudo mais que possa viabilizar o processamento de um bom resultado acadêmico-cultural para o aluno em sua aprendizagem.

 

A teoria das Inteligências Múltiplas não apresenta testes. Tem por base, a amplitude e a democratização do ritmo de aprendizado, abominando todos e quaisquer sistemas de aferição e classificação de inteligências ou processos mentais. Todo o seu alicerce metodológico parte de experiências, observações e vivências de situações em diversos planos.

 

No Brasil, uma experiência tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro; a instituição apontada para a pesquisa foi a FEUDUC, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias e o curso, Letras, modalidade Português/Inglês, noturno ofereceu a população para a pesquisa voltada para o suporte teórico baseado nas idéias de Gardner, previamente desenvolvidas em Massachusetts.

A população universitária da FEUDUC, em especial, do curso de Português/Inglês, em sua grande maioria é formada por homens e mulheres que passam por uma jornada de trabalho diária de oito à dez horas. De uma forma geral, a população pesquisada residia longe do local de trabalho e longe também, da Faculdade FEUDUC.

 

Como exemplo em Literatura Inglesa, uma turma de 8º período, fez a leitura e a tradução e promoveu debates sobre a peça Sonhos de Uma Noite de Verão, de W. Shakespeare em versão simplificada. Em um segundo estágio, assistiu ao vídeo e promoveu outro debate e, em uma terceira etapa, traduziu o texto original e para a culminância do projeto, a turma produziu a montagem da peça dividindo a turma em equipes de trabalho de acordo com aptidões, interesses e disponibilidades diversas. A própria turma organizou oito grupos distintos de trabalho para que cuidassem especificamente de:

1– cenário, adereços, guarda-roupas, luz e imagem;

2– atores, boa dicção, trabalhos de cena, acústica;

3– questões financeiras, custos, assim como apóio logístico para montagem de palco e auditório;

4– cânticos, arranjos musicais, ritmos diversos;

5– coreografia, a atuação direta dos atores;

6– direção e produção, a inter-relação entre grupos;

7– estudo direcionado de textos; de forma individual, exercícios de meditação e estudo;

8– localizar o texto (a peça) em uma floresta, sem perder suas características básicas.

 

Os alunos formaram grupos atendendo às suas inteligências inatas e procurando não contrariar suas tendências naturais. Cada aluno também, deveria ter participação em três ou mais grupos distintos isto é, experimentando e exercitando formas de inteligências ativamente.

  • O grupo um, que cuidou de cenários, guarda-roupas, adereços tinha em seu bojo, pessoas que muito aprendem e produzem através da visão, do mapeamento, da lógica espacial, da resolução de problemas através de estratégias bem delineadas. É o grupo formado por membros de aguçada inteligência visual-espacial.
  • O grupo dois, inteligência lingüístico-verbal teve como meta, desenvolver as falas em sua dramaticidade. Os alunos decoraram, escreveram e improvisaram os textos que foram compartilhados nos ensaios e na apresentação final. Os elementos daquele grupo são alunos que dominam o discurso, são bons argumentadores e convincentes em suas teses. Aprendem mais pelo falar, pelo ouvir, pelo debate do que pelo meditar, ver, visualizar ou contemplar a natureza.
  • O grupo três de alunos caracterizados pela inteligência lógico-matemática, teve em seu agrupamento natural, pessoas que buscaram sempre uma lógica como atalho para a sua aprendizagem. São donos de forte pensamento crítico. Os alunos agrupados por inteligência lógico-matemática apresentam grande facilidade em aprender por métodos, técnicas e abordagens diversas desde que encontrem uma certa lógica, racionalidade e coerência na metodologia de trabalho.Tal grupo teve por missão o desenvolvimento de facetas diversas como: redimensionamento o palco, estruturação de áreas para a iluminação, solução para os problemas com a acústica, cálculo de assentos para a platéia, observância do tempo (timing) entre as falas, cenas e atos da peça e também, responsabilidade pelo financiamento da produção, vendas de ingressos e apresentação de lucros para a comissão de formatura.
  • O grupo quatro foi formado por alunos ligados por uma inteligência musical. São alunos encarregados de dar ritmo e melodia aos diversos momentos da “performance”. Criaram, pesquisaram e adaptaram melodias coerentes àquele momento fantástico de Sonhos de Uma Noite de Verão. Pessoas do tipo “musical” apresentam facilidade no aprendizado de línguas estrangeiras através da música . Apenas uma letra de música é capaz de condensar aulas e aulas de estruturais gramaticais e regras de colocação pronomes, por exemplo. Sua captação é rápida e profunda quando o assunto é motivado pela música.
  • O grupo cinco, formado por alunos dotados de inteligência corporal-cinestésico, responsável pela atuação no palco, pela coreografia, pela dramatização, pelas formas de gesticulação e expressão corporal.Pessoas do agrupamento cinestésico-corporal são caracterizadas pela agitação, hiperatividade, envolvimento em jogos, quadras de esportes e de ginástica, em danças e esportes radicais. Aprendem mais pelo fazer do que pelo escutar, meditar, calcular ou por outras formas de aprendizado em que não sejam necessárias a utilização de expressão corporal, do correr, do gesticular ou o dramatizar.
  • O sexto agrupamento, inteligência interpessoal, reuniu alunos da produção e de direção da peça. Pessoas capazes de provocar uma inter-relação entre todos os grupos e forças de trabalho. São pessoas de fácil comunicação e argumentação e polarizadoras de atenção do público.Pessoas contidas em inteligência interpessoal são voltadas para um fácil aprendizado de línguas e, em especial, através de métodos comunicativos.
  • O grupo sétimo, inteligência intrapessoal, precisou de exercícios e técnicas especiais de estudo de textos e interiorização dos mesmos para que o trabalho de palco fosse satisfatoriamente efetuado. Pessoas portadoras de tal inteligência, apresentam excelente resultados quando aprendem línguas estrangeiras através de “Suggestopedia”, “Direct Method”, “Audio-Visual Method”, “Silent Way” porém, por vezes, rejeitam o aprendizado por meio de métodos comunicativos ou aqueles relacionado ao excessivo movimento como “Total Physical Response Method”.
  • O oitavo grupo, Inteligência Naturalista, reuniu pessoas preocupadas com o equilíbrio ambiental e com a observância estrita de leis de proteção e o equilíbrio da natureza. Tais pessoas aprendem mais a língua estrangeira quando a língua está vinculada à natureza. Trabalhos de imersão ou semi-imersão através de passeios, ou de viagens de curta, média ou de longa duração onde é possível vivenciar a língua plenamente e de preferência, em contato com a natureza, proporcionam uma identificação imediata e um aprendizado mais eficaz.

 

Os resultados apresentados após o projeto, confirmaram a hipótese de que a utilização das inteligências múltiplas em ambientes escolares dinamizam o trabalho educacional além de viabilizar de forma natural a motivação para a produção acadêmica em instâncias diversas.

O modelo metodológico de Gardner apresenta verdadeiramente uma pluralidade na forma de transmitir o conhecimento e produz uma verdadeira democracia no ensino. Durante o processo de execução dos projetos, foram observadas formas diversas de expressão que foram afloradas nos alunos através de exercícios criativos para o desenvolvimento do projeto. Diferentes portais ou áreas cerebrais foram despertadas de forma sutil e sem que os alunos fossem previamente notificados para o fato.

A transformação da quantidade de horas-aula em qualidade de ensino ficou comprovada através de avaliações diversas durante o período letivo. Debates, composições, provas objetivas, seminários, resumos, apresentações nos projetos e apresentações individuais foram as formas de avaliação aplicada aos alunos participantes da pesquisa em Inteligências Múltiplas.

 

 

Do texto TRABALHANDO COM PROJETOS EM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS), de Antônio Elias Lima Freitas (UFRJ, FSC e UFF)

Sueli da Silva Rossi

CRTE - Londrina

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.